Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O que fazer em casa durante o período de quarentena? - Nativa FM Campinas 89.3

O que fazer em casa durante o período de quarentena?

Idosos e pessoas que não estão em home office são as mais afetadas. Confira as dicas de especialistas para atravessar esse período com mais leveza

Idosos e pessoas que não estão em home office são as mais afetadas. Confira as dicas de especialistas para atravessar esse período com mais leveza

O primeiro ponto é manter a rotina. Nada de dormir até a hora do almoço. “Todos precisam manter a vida ativa, as pessoas precisam fazer um planejamento e devem colocar em prática”, explica a psicóloga Priscila Gasparini

Toda a mudança na rotina ocorre de forma gradual e exige um pouco de paciência, mas é importante que as pessoas que moram na mesma casa busquem manter a harmonia”, observa a psicóloga Marilene Kehdi.

As psicólogas orientam estabelecer horários fixos para as refeições e atividades físicas, exercícios ajudam a diminuir a ansiedade. Importante agora é  focar em atividades prazerosas e positivas e não no confinamento.

“Hora de separar um horário para ler um bom livro, ver filmes e séries, dançar, fazer um curso online e para quem tem filhos, dedicar um tempo a eles”, diz Marilene.

No caso dos idosos, a situação é ainda mais delicada. Como muitos moram sozinhos e não podem ter contato com familiares, as psicólogas orientam a manter a rotina e estar presente.

“Alguns idosos apresentam resistência em ficar no isolamento porque ir ao mercado, farmácia, banco eram atividades que faziam parte da rotina deles, que davam movimento ao dia a dia”, observa a psicóloga Patricia Marques. “Agora é hora dos filhos, dos netos e amigos estarem presente e não, necessariamente, de forma presencial.”

Além de ajudar a organizar a rotina, que, também, deve incluir atividades físicas, vale incentivar as pessoas mais velhas a acompanhar séries, fazer palavras cruzadas, jogos de quebra-cabeça. “Sugira um livro e leia também, essa é uma boa oportunidade de conversar sobre enredo e personagens.”

As ligações são fundamentais para os idosos se sentirem cuidados, queridos. “Se possível, fazer chamadas de vídeo, não só para perguntar se está bem, também é hora de deixar o assunto coronavírus de lado, procure falar do que está fazendo, mostrar os netos, os animais de estimação, fazer um contato prazeroso.”

FONTE:r7

Deixe seu comentário:

CURTA NO FACE!

© Direitos reservados - Nativa FM Campinas 89.3 - Grupo Bandeirantes de Comunicação