Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Botox usado para beleza também combate ansiedade, diz estudo - Nativa FM Campinas 89.3

Botox usado para beleza também combate ansiedade, diz estudo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA, descobriram que a toxina botulínica, ou botox, pode ser uma nova opção para tratar transtornos de ansiedade.

A substância popular no tratamento de beleza é aplicada em clínicas estéticas e usada também para várias finalidades terapêuticas, como espasmos musculares.

Eles descobriram uma redução de 22% a 72% no risco de ansiedade em pessoas que usaram botox para outras finalidades.

Essa variação acontece porque a diminuição depende diretamente do local em que o botox é aplicado: músculos faciais para uso cosmético; músculos faciais e da cabeça para enxaqueca; membros superiores e inferiores para espasmos musculares; e músculos do pescoço para torcicolo.

Resultados

Para chegar aos novos resultados, os pesquisadores da UCSD usaram dados do FDA (a Anvisa dos EUA) que tem um banco de dados com quase 40.000 registros de efeitos positivos e negativos relatados por pessoas que receberam aplicações de botox nos Estados Unidos.

“Um grande número de diversos efeitos adversos estão sendo relatados ao FDA e o objetivo principal geralmente é encontrar os efeitos colaterais prejudiciais”, declarou o professor de farmácia da UCSD, Ruben Abagyan. “Mas por que não fazemos o oposto? Por que não encontramos efeitos benéficos?”.

Abagyan e sua equipe procuraram pela ausência ou redução de frequência de episódios de ansiedade e transtornos relacionados a essa condição, no comparativo com um grupo de controle, ao receber Botox.

Por acaso

Segundo Abagyan, os dados utilizados no estudo não foram coletados com o objetivo de explorar diretamente a associação entre a aplicação de botox e transtornos de ansiedade.

Além disso, a equipe excluiu do estudo pessoas que estavam tomando medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos.

Em julho de 2020, a equipe havia publicado um estudo semelhante, que teve como base o mesmo banco de dados.

No outro estudo, foi descoberto que pessoas que receberam botox relataram depressão com menos frequência do que pacientes com as mesmas condições que receberam outros tratamentos.

 

FONTE: SÓ NOTICIA BOA

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados - Nativa FM Campinas 89.3 - Grupo Bandeirantes de Comunicação